quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dia 30 de Outubro


08h35 da manhã, toca o telefone, tinha acabado de abrir os olhos minutos antes, estranhei, não tinha pedido para me acordarem. Era a Ronny, um dos meus contactos...
Ficou admirada por ainda estar na cama... Eu não, tinha passado um dia do caneco, com uma directa em cima...
Combinámos para nos encontrarmos por volta das 12h00. Às 12h00, cá estava ela com outro membro a Avital. Ambas as senhoras na casa dos 50/60 anos. fomos tomar um café perto do hotel.
A Ronny começou por perguntar-me qual o propósito da minha visita a Israel (é aqui é que eu reparei que nada ficou bem defenido, nem a Yehudit lhe deve ter comunicado os mails enviados). Expliquei, a plataforma, ela perguntou qual o interesse que nós tinhamos tido para ter adoptado a plataforma à organização. Explicou-me que existem diversas outras organizações que a plataforma poderia ser útil, no caso da Machsom Wach, pela primeira vez, penso que que percebi, qual a acção que elas desempenham, acho que estámos todos um pouco enganados. Digo isto porque, apesar delas acharem a plataforma interessante, a maioria das vezes necessitam de formas mais rápidas, como chamadas directas para pessoas chave, a plataforma desenvolvida pode encaixar como instrumento de informação e pouco mais.
Percebi que uma organização como esta, necessita de um sistema de três níveis, um nível com esta plataforma, que serve para reportar e informar o mundo do que se passa em tempo real, a segunda e terceira são platafomas que terão que ser desenvolvidas, e aí já pensei que poderiam ser postas como novos projectos de mestrado. Uma plataforma, seria a de ter um servidor com serviço de SMS agregado, que consoante o código da mensagem recebida do campo, enviar sms simultâneos para diferentes pessoas ou organizações.
O outro nível, é muito semelhante ao anterior, mas em vez de sms, seria por chamadas em tempo real e simultâneas.
Percebi que elas lidam com situações que necessitam de respostas muito rápidas e o sistema que desenvolvemos, não dá respostas de uma forma rápida. Pelos vistos é vulgar haver tiroteiros, assim, não se pode usar o nosso sistema, mas sim tem que se usar um sistema de comunicação de voz simultânea.

Penso que um sistema que conseguisse ter estes 3 níveis de resposta seria um sistema bastante bom e que se poderia aplicar muito além dos cenários que previamente discutimos.

Ofereci-me para transmitir essas ideias aos meus orientadores (vocês ;) ) e dar os contactos delas para caso quissessem ir em frente com novos projectos poderem discurtir directamente.

Passaram-me contactos de telemóvel, para eu contactar directamente com eles para combinar a minha ida aos postos de controlo. Já tive que comprar um cartão de telemóvel Israelita para isso, o nível de vida aqui é altíssimo...
Em jerusalem existem cerca de 100 membros mas não têm sede, e só se reunem 1 vez por mês, logo a minha vinda a aqui não sei se fará o sentido que pensavamos vir a ter...

O que me transmitiram é que eu vá acompanhar as rondas, veja o que se passa com os meus próprios olhos, só assim saberei o que é necessário... acho que isto deveria ter sido feito no início não no fim...
Não vou ter hipótese de me reunir com diversos membros, não vou conseguir fazer uma apresentação para diversos membros. Isto deveria nos ter sido dito antes, porque aquilo que estávamos a pensar só a minha ida aos checkpoints e conhecer alguns dos membros é que é válida. Não existe apresentação oficial da plataforma, não haverá formação, não haverá instalação da aplicação nos telemóveis... porque cada um tem a sua vida, são voluntários, não têm onde se reunir, e têm as escalas já feitas há muito tempo. Isto é como os enfermiros sai uma grelha com as escalas das rondas de cada um e para onde, de resto não existe muito contacto entre a maioria eles. A ideia que tinhamos da organização é um pouco diferente da realidade.

São 16h50 e ainda não sei se a Yehudit, se reúne comigo hoje.
Mas pelo menos a conversa de manhã com a Ronny e a Avital, foi bastante produtiva para se conhecer melhor a organização e as suas actividades e acções.

Durante as duas horas que estou aqui a criar este blogue, está um soldado armado do lado de fora da janela do hotel será que quer dizer alguma coisa? :)

Tomei contacto com mais um membro da Machsom Watch, Efrat Benvenisti. Amanhã acompanharei a Efrat e outros membros a uma das rondas aos postos de controlo. A minha primeira abordagem será ao de Betleheem, parto às 8h30. Dizem-se que é um dos postos mais problemáticos, chega-se a passar 3 a 4 horas para se poder passar o postos de controlo. Pessoas que necessitam de ir trabalhar às 8h00 da manhã, vão para lá às 03h00 para poderem passar, dizem que só vendo é que se compreende.

A seguir vou entrar em contacto com a Yehudit, para marcar alguma coisa para amanhã e/ou sábado.

Hoje por volta das 19h00 locais, não sei em o que se passou a cerca de 100 metros do hotel onde estou instalado, mas penso que terá sido uma tentativa de atentado ou coisa parecida. O aparato policial foi demais, rus todas fechadas ao trânsito, só se viam e ouviam sirenes, alguns tiros, coisa pouca, mas não rebentou nada, tirei algumas fotos do hotel a partir do meu qquarto, no décimo andar, como era já escuro, não sei se ficaram bem, mas pelo menos poderá mostrar que isto é mesmo um cenário de terrorismo, as pessoas já nem ligam. Desta vez não houve nada, espero que não haja emnquanto aqui estiver, pelo menos perto de mim. ;)



Nenhum comentário: